O que é medicina da dor?
A medicina da dor é uma área de atuação que trata a dor física, psicológica, espiritual, social e total.
De acordo com a IACE (Associação Internacional para Estudo da Dor) a dor é definida como uma experiência emocional e sensitiva desagradável associado, ou semelhante a associação, a uma lesão tecidual real ou potencial.
A dor representa um espectro amplo de doenças, como dor articular, dor cervical, dor no ombro, dor na cabeça, dor lombar, dor abdominal, dor pós-herpes zoster, dor em membros inferiores e superiores, dor no câncer, dor na parede abdominal, dor pélvica crônica, fibromialgia, entre outras.
A área de atuação em dor abrange todas as patologias citadas acima e muito mais.
Há diversos tratamentos para as dores, desde tratamentos intervencionistas, com procedimentos que podem ser realizados no centro cirúrgico ou ambulatorialmente, até tratamentos conservadores com uso de medicamentos, terapias cognitivos comportamentais, fisioterapia e acupuntura.
Cada pessoa é única devendo ser tratada individualmente, visto que cada caso é único. Então, é necessário um planejamento diagnóstico e terapêutico específico.
Quando procurar o médico de dor?
Deve-se procurar atendimento com o médico de dor nas seguintes situações: ter dor, já ter iniciado tratamento convencional para a dor sem melhora, segunda opinião para o tratamento da dor, auxiliar no tratamento a dor.
Qual objetivo de procurar o Médico de Dor?
- Melhorar a Alimentação
- Melhorar o sono
- Melhorar a qualidade de vida
- Melhorar o entusiasmo para realizar atividades que antes eram desgastantes pela dor
- Melhorar o relacionamento com as pessoas ao redor
Quais os tratamentos para a dor?
Tratamento é individual e depende de cada causa de dor, pode ser:
- Tratamento clínico com: medicamentos, fisioterapia, terapia cognitivo comportamental, entre outros
- Tratamento intervencionista: acupuntura, bloqueios diagnósticos, terapêuticos, radiofrequência, implante de bomba intratecal, entre outros.