O que é a dor na região inguinal?
Dor na região inguinal (virilha) que pode ser causada por neuropatia dos nervos ilioinguinal, iliohipogastrico e genitofemoral.
Quais as causas da dor na virilha ou inguinal?
Há diversas causas para este tipo de dor, que podem ser:
- Idiopático: sem causa definida
- Lesão direta nos nervos
- Compressão do nervo por tecido cicatricial ou sutura.
- Após cirurgias de abdome inferior que incluem: CESÁREA, APENDICECTOMIA, HISTERECTOMIA, HERNIORRAFIA INGUINAL
- Abscesso no músculo Psoas
- Doença de Pott
- Uso de vestimentas muito apertadas/coladas
- Trauma abdominal
- Aderências de vísceras
- Doenças do Plexo Lombar
- Radiculopatia T12, L1, L2
A dor pós-cirúrgica crônica afeta uma média 63% dos pacientes operados. Promove diminuição na qualidade de vida, interação social e atividade física diária.
O que é nervo Ilioinguinal, Iliohipogastrico e genitofemoral?
São nervos que dão a sensibilidade da região inguinal e pode esta associado a dor na regiao da virilha.
O nervo ilioinguinal e iliohipogastrico originam dos ramos anteriores do plexo lombar L1 com contribuição de T12 passa em região superior do psoas, cruza o quadrado lombar e atravessa o transverso do abdome ao nível da espinha ilíaca ântero-superior.
O nervo iliohipogástrico se divide em 2 ramos: ramo anterior e ramo lateral. Promove a sensibilidade da região da virilha, pele abdominal, púbis superior e póstero-lateral da região glútea. Além de promover inervação motora do musculo oblíquo interno e transverso do abdome.
O nervo genitofemoral é formado pelos ramos anteriores da raiz de L1 e L2 (plexo lombar e desce pela superficie do musculo psoas.
O lado esquerdo tem percurso por trás do ureter, vasos gonadais, artéria cólica e veia mesentérica inferior. Já o lado direito tem o percurso atrás do ureter, vasos gonadais e vasos ileocólicos.
Na região superior do ligamento inguinal, o nervo divide-se em ramo genital e femoral.
O ramo genital acompanha o canal inguinal, cordão espermático no homem, fornecendo inervação sensitiva no escroto e músculo cremaste.
Na mulher, acompanha ligamento uterino e promove inervação sensitiva no pubis e lábios maiores. O ramo femoral desce lateral a arteria iliaca externa e passa por debaixo do canal inguinal, entra na bainha femoral e localiza-se lateral a arteria femoral e inerva a superficie anterior do triângulo femoral.
Como é feito o diagnóstico da dor na região inguinal?
O diagnóstico é clínico, ou seja, na consulta com o médico de dor, será realizada perguntas a respeito da história do cliente e, assim, será realizado um diagnóstico e posteriormente uma proposta de tratamento.
Quais os sintomas e os achados da dor na região inguinal durante a consulta?
Os sintomas são de formigamento, facada, pontada na regiao inguinal associado a hipoestesia, hiperestesia, parestesia ou alodinia na região.
Preciso fazer exame de imagem e exame de sangue para diagnosticar a dor na região inguinal?
Isso irá variar de paciente a paciente. Geralmente será necessário realizar exame de imagem para fazer um diagnóstico diferencial em relação a causa da dor.
Além disso, caso não melhore após infiltração dos nervos, pode ser necessário realizar Ressonância Nuclear Magnética e eletroneuromiografia do plexo lombar para avaliação
Como é o tratamento da dor na região inguinal?
O tratamento irá depender de cada causa da dor e da história clínica do paciente. Isso pode ser desde medicação via oral até procedimentos intervencionistas. Variará de caso a caso.
A SUA DOR TEM TRATAMENTO, PROCURE UM MÉDICO ESPECIALISTA EM CONTROLE DE DOR. VOCÊ PODE VIVER SEM DOR.
VIVER SEM DOR É VIVER BEM E FELIZ!
CONTE COMIGO!